Uma vida, um ideal.

INSTITUTO EDUCACIONAL FALCÃO - sua obra.

“Não há vento favorável, para quem não sabe a direção do porto.”

Natural de Vertentes-PE, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1965, José Rodolfo Falcão chegou em Aquidauana Mato Grosso do Sul, um ano depois de sua formatura, em 1966. Atuou como advogado e professor da escola mantida pela Fundação Batista Matogrossense.

Em 1969, a escola enfrentava dificuldades financeiras e estava prestes a ser extinta. Foi então, encampada pelo Dr. Falcão e a partir daí, a escola desenvolveu uma grande trajetória na área educacional. Em 1970 transferiu a escola para a rua Assis Ribeiro e, onde revitalizou o Curso de Contabilidade, na época, a principal opção dos alunos aquidauanenses.

Com a participação da Profª. Gleice, com quem era casado, em 1974 o Dr. Falcão elaborou o processo e criou o curso de 1º Grau, hoje denominado de Ensino Fundamental. Nessa mesma época, a escola ganhou a denominação que tem até hoje: Instituto Educacional Falcão. A escolha, segundo ele, teve duplo significado: a homenagem a “seu” Zacarias Falcão Filho, seu pai, e em respeito aos alunos que orgulhosos já diziam: estudamos no Falcão.

Em 1976, foi criado o Curso de Pré-Escolar e o Curso de 2º Grau, atual Ensino Médio. Com isso a escola passou a ter um conceito muito grande entre a classe estudantil e, com o aumento do número de alunos, a escola expandiu e em 1978, inaugurou o prédio onde funciona hoje a escola.

Concluiu as instalações para o funcionamento da Educação Infantil em 1995. O investimento teve a finalidade de dar conforto e motivação aos pequeninos que começavam a dar o primeiros passos na vida educacional.

Dr. Falcão adquiriu respeito e admiração de todos que o conheciam, exercendo a profissão de advogado foi presidente da OAB/MS de Aquidauana, onde até hoje, é saudosamente lembrado pelos colegas profissionais de Direito.

Na área educacional destacamos também, as atuações como Diretor do Centro de Educação Rural de Aquidauana – CERA e a participação como membro do Conselho Estadual de Educação, demonstrando assim, a preocupação do grande educador José Rodolfo Falcão com a qualidade do ensino, não somente dos alunos de sua escola, mas também com toda a classe estudantil.

Hoje o Instituto Educacional Falcão é uma escola estruturada, pujante na sublime tarefa de educar seus alunos. Sua Diretora Gleice Rocha Falcão sempre investindo na qualidade física da escola, bem como no aperfeiçoamento do seu quadro de professores e funcionários.

Por toda sua história, o Instituto Educacional Falcão, através de sua Diretora, orgulha-se da importância que ocupa na vida da sociedade de Aquidauana e região. Vidas transformadas em obras que realizam os sonhos daqueles que veem no conhecimento as possibilidades de transformar o mundo.

BASQUETE

TREINAMENTO MASCULINO

2º ao 5º ano – 4º e 6ª feira – 8 às 9h – Profº Jerônimo

6º ao 9º ano – 4ª feira – 16h30 min às 18h30 min – Profº Alfredinho

Ensino Médio – 4ª feira – 16h30 min às 18h30 min – Profº Alfredinho

 

TREINAMENTO FEMININO

2º ao 5º ano – 4º e 6ª feira – 8 às 9h – Profº Jerônimo

6º ao 9º ano – 2ª feiraa – 18h às 19h - Profº Jerônimo

Ensino Médio – 2ª feira – 18h  às 19h – Profº Jerônimo

 

FUTSAL

TREINAMENTO MASCULINO

1º ao 3º ano – 6ª feira – 9h20min às 10h20min – Prof. Guto

4º e 5º ano – 2ª feira – 9h20min às 10h20min – Profº. Guto

6º e 7º ano – 3ª feira – 13 às 15h – Profº. Adilson

8º e 9º ano – 3ª feira – 15 às 17h – Profº. Adilson

Ensino Médio – 5ª feira – 17 às 19h – Profº. Alfredinho

 

HANDEBOL

TREINAMENTO MASCULINO

6º ao 9º ANO-2ª feira-15 às 16h-Profº. Jerônimo

6º ao 9º ANO-4ª feira-14 às 15h-Profº. Jerônimo

Ensino Médio-2ª feira-15 às 16h-Profº. Jerônimo

Ensino Médio-4ª feira-14 às 15h-Profº. Jerônimo

 

TREINAMENTO FEMININO

6º ao 9º ANO-2ª feira-15 às 16h-Profº. Jerônimo

6º ao 9º ANO-4ª feira-14 às 15h-Profº. Jerônimo

Ensino Médio-2ª feira-15 às 16h-Profº. Jerônimo

Ensino Médio-4ª feira-14 às 15h-Profº. Jerônimo

 

VOLEY

TREINAMENTO FEMININO

1º ao 3º ano – 5ª feira – 9h20min às 10h20min – Profº.  Guto

4º ao 5º ano – 3ª feira – 9h20 min às 10h20 min – Profº. Guto

6º e 7º ano – 2ª e 3ª feira – 17h às 19h – Profº. Guto

8º e 9º ano – 2ª, 3ª  e 4ªfeira – 17h às 19h – Profº. Guto

Ensino Médio – 2ª, 3ª  e 6ªfeira – 17h às 19h – Profº. Guto

 

NATAÇÃO

2º ano – 2ª feira – 17h às 18h – Profº. Jerônimo

3º ano – 3ª feira – 17h às 18h – Profº. Jerônimo

4º ano – 4ª feira – 17h às 18h – Profº. Jerônimo

5º ano – 5ª feira – 17h às 18h – Profº. Jerônimo

6º ao 9º ano – 3ª feira – 18h às 19h – Profº. Jerônimo

Ensino Médio – 5ª feira – 18 às 19h – Profº. Jerônimo

Educação Infantil

Fotocópia da Certidão de Nascimento (alunos novos)

Fotocópia da Carteira de Vacinação (alunos novos)

Uma foto 3x4. (alunos novos)

 

Ensino Fundamental e Médio

Fotocópia da Certidão de Nascimento (alunos novos)

Transferência Escolar (exceto para alunos da 1ª série do Ensino Fundamental) (alunos novos)

Uma foto 3x4. (alunos novos)

A presença da arte na escola como formação cultural permite aos alunos acesso à linguagem musical, que estimula o desenvolvimento afetivo e social. Além de incentivar novos talentos, a prática promove a expressão pessoal, proporciona auto gratificação e ao mesmo tempo prazer aos outros.

O Instituto Educacional Falcão tem história na música de Mato Grosso do Sul. No ano de 1975 criou a Banda Marcial Instituto Educacional Falcão com o objetivo de desenvolver entre os alunos a disciplina e o gosto musical.

Atualmente, mantém durante o ano todo uma Escola de Música, que tem como objetivo, ensinar os alunos a tocarem instrumentos musicais. As aulas de música são ministradas pelo Maestro Lázaro Roberto Hermenegildo e pela maestrina Lúcia Elis Hermenegildo.

As aulas são durante o período matutino ou vespertino. São ministradas aulas dos seguintes instrumentos: violão, piano, teclado e escaleta.

A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmo segundo uma pré-organização ao longo do tempo.

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

A música vai desde composições fortemente organizadas, música improvisada até formas aleatórias.

 A música se expandiu ao longo dos anos e atualmente,  encontra-se em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia).